quarta-feira, setembro 28, 2011

Representando o Corpo - Dança no Antigo Egito (Introdução)

A dança possui uma História muito longa no Antigo Egito, sendo detectada desde o período pré-dinástico, encontrada em figuras feitas de barro com homens levantando suas mãos acima da cabeça (figura 1) ou Mulheres fazendo os mesmos gestos, mas seguidas de outras com chocalhos e outros instrumentos.

 
Figura 1 – Representação de ritual com dança datado do período pré-dinástico.

Podemos encontrar muitas cenas em tumbas, representando banquetes com jovens dançarinas, datadas principalmente do Império Novo (1550 a.C. à 1070 a.C.). Estas cenas fascinantes de dança são descritas ao longo da História Egípcia, sobretudo relatando celebrações, festas, cerimônias religiosas e ritos fúnebres. Para além dessas representações, haviam também as danças especializadas em: caráter militar, dramático, lírico ou grotesco.

Infelizmente, os gestos corporais do antigos egípcios não são tão fáceis de se interpretar. Sem dúvida, muitos dos movimentos de dança possuíam simbologias específicas. Precisamos compreender também que tais representações são como fotos que representam apenas o instantâneo de um movimento de dança, por isso, infelizmente, os aspectos da dança são tão difíceis de determinar. Mas podemos fazer aproximações! Buscaremos neste bloco trabalhar com estas representações acerca da dança e outras formas de utilização do corpo. Fiquem à vontade para contribuir com esta temática.

Por: Fernando Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...