quarta-feira, setembro 28, 2011

Algo Mais Sobre Arte Egípcia Antiga

   A escultura é a mais bela manifestação da arte egípcia do Antigo Império. Apesar das muitas regas existentes para esse tipo de arte, os escultores criaram figuras bastante expressivas. Os egípcios acreditavam que, além de preservar o corpo dos mortos com a mumificação, era importante encomendar a um artista uma escultura que reproduzisse seus traços físicos.

   Essa concepção da escultura não era aplicada apenas às obras que representavam mortos. Para os egípcios, todas as esculturas deveriam revelar as características do retratado como a fisionomia, os traços raciais e a condição social.

Tutankhamon e Esposa - Museu Egípcio, Cairo.

   Nessa cena, que é um detalhe do trono de Tutancâmon, o faraó está sentado de modo informal, e a rainha toca-lhe o ombro com certa intimidade. Sobre as figuras esculpidas no trono, os artistas fizeram pinturas e aplicação de folhas de ouro e de prata. A peça é parte do imenso tesouro encontrado em seu túmulo, em 1922, pelo pesquisador inglês Howard Carter.
Aknaton e sua família (c.1340 a.C.). Dimensões: 31 cm x 39 cm Museu Nacional, Berlim.
   Nesse relevo com trabalho em pintura, o faraó Aknaton quis ser representado em uma cena doméstica com os filhos e a esposa, a rainha Nefertiti. O grupo aparece sob a proteção do deus Aton, representado por um disco solar de onde se desprendem raios portadores de bênçãos para a família real.
Um Pouco Sobre a  Música dos Egípcios

  A música dos egípcios tinha um lugar de destaque no culto dos deuses, nos banquetes e nas cerimônias fúnebres. O músico ocupava situação privilegiada na sociedade. Os faraós possuíam cantores e instrumentistas preferidos.
  A música era praticada em coletividade, e a mulher ocupava lugar importante nos conjuntos musicais. Homens, mulheres e crianças podiam ser músicos, existem vários registros de pessoas tocando com os olhos vendados para aprimorar a técnica. Alguns Arqueólogos afirmam que existiam canções religiosas, nacionalistas, militares ou que retratavam situações do cotidiano.

Harpa Egípcia

Sistro (espécie de castanhola, usada nas cerimônias religiosas em homenagem à deusa Ísis).
  Apesar de existirem várias imagens de músicos e instrumentos e menções de canções registradas em pedras ou papiros, os antigos egípcios não deixaram indicações que dessem pistas sobre a notação das músicas. Havia música em todos os aspectos da vida egípcia, em todas as classes sociais.

Por: José Joelson

 
Fontes:
http://cantodooraculo.wordpress.com/2008/11/29/egipcios-tentam-recriar-a-musica-dos-faraos/

ZIMMERMANN, Nilza. A música através dos tempos. São Paulo: Paulinas, 2007.

PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...