terça-feira, setembro 27, 2011

Analisando Imagens - Khau: As Coroas dos Faraós Egípcios

   As coroas dos faraós do Antigo Egito representavam o seu poder e estavam associadas aos Deuses. Todas as coroas faraônicas possuiam um Uraeus, enfeite em forma de serpente, que simbolizava a invencibilidade e imortalidade do faraó.

Coroas:
  • Nemes - Um turbante listrado de duas cores que cobria os ombros e o pescoço, foi um dos mais frequentes cocares reais usados.
Máscara de Tutankamon - Último faraó da XVIII dinastia.

  • Khepresh - Coroa azul, ou raramente preta, com pequenos círculos dourados. Descrita como "coroa de guerra", porem esse não era seu uso principal ja que ela era usada em cerimônias militares. Surge em muitas representações reais do Império Novo.
 



        Coroa Khepresh





  • Cap - A coroa cap, nas representações mostradas em azul, branco ou dourado, foi aparentemente feito de linho e as vezes bordada. O Deus Ptah é geralmente mostrado usando-a.

Ramsés II, XIX dinastia - Império Novo.
  • Hedjet/Coroa Branca - Coroa em forma de cone com a ponta arredondada usada pelos faraós do Alto Egito, antes da unificação com o Baixo Egito. Era um dos emblemas da deusa abutre Nekhbet, a deusa tutelar do Alto Egito.

Hedjet
Baixo-relevo do tempo de Seti I - Segundo faraó da XIX dinastia.




  • Deshret/Coroa Vermelha - Coroa associada ao Baixo Egito, também antes da unificação. Representava Uadjit, deusa tutelar do Baixo Egipto. As deusas Amonet e Neit poderiam também utilizar esta coroa.
Deshret
Sejemty - "Dois Poderosos"
  • Sejemty/Coroa Dupla - Ela é a união das duas coroas anteriores, representando a união e o domínio sobre o Alto e Baixo Egito.

Anel do Faraó Ptolomeu VI (180 a.C. - 145 a.C. - Dinastia Ptolomaica) usando a Dupla Coroa.
  •  Atef - Assemelhava-se à coroa branca, é uma forma mais complexa da Coroa Branca, composta por duas penas de avestruz, dois chifres na sua base, uraeus e um disco solar. Pensava-se que ela reanimaria o defunto, ela se relaciona a Osíris. O Deus Geb usava uma coroa Atef sobre uma Coroa Vermelha.
Coroa Atef - Escultura

  • Shuty - Representado por duas penas de gavião, mas sofreu transformações, como a inclusão de dois chifres e um disco solar. Está relacionada com a união das Duas Terras , e as duas deusas Uadjit (Baixo Egito) e Nekhbet (Alto Egito). No Novo Império converteu em uma Coroa usada somente pelas mulheres da Casa Real para a adoração divina .
Shuty - A dupla coroa de penas
  • Khat - O khat era um turbante única cor. Restos foram encontrados na tumba de Tutancâmon, onde quatro estátuas de deusas usam o khat. Tem sido sugerido que durante o período de Amarna rainhas usavam o khat.


























  •  Hemhem ou Atefu - Era constituída por três coroas atef justapostas. Cada uma destas coroas tinha um disco solar, duas penas de avestruz laterais e dois uraeus. Significa a vitória do sol sobre as trevas, da juventude. Na iconografia é representada com crianças.
Por: Flávio Denner

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coroas_eg%C3%ADpcias
http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/crowns/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa_eg%C3%ADpcia









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...